Energia Solar Para Irrigação: o que você precisa saber

  1. Home
  2. Sem categoria
  3. Energia Solar Para Irrigação: o que você precisa saber
energia solar para irrigação

Existem inúmeras aplicações para as placas fotovoltaicas, e entre elas está o uso das placas energia solar para irrigação.

A energia solar é suficiente para suprir toda a eletricidade necessária para abastecer os sistemas de irrigação, independente do tamanho da estrutura ou plantação.

E é por esse motivo que o número de projetos fotovoltaicos rurais só cresce no Brasil todos os anos.

Neste primeiro semestre de 2020, o aumento foi de mais de 130% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo os dados da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

Como funciona a energia solar para irrigação?

As placas solares utilizam exclusivamente a luz do sol para gerar energia elétrica. E essa transformação da luz em energia acontece dentro de cada uma das células fotovoltaicas que compõem a placa.

Cada modelo de placa solar possui uma determinada potência de geração que, por si só, não é suficiente para alimentar um sistema de irrigação.

Portanto, é preciso calcular a quantidade de placas que serão necessárias baseado no consumo de cada projeto de irrigação.

Tipos de sistemas de Energia Solar para Irrigação

Existem dois principais tipos de sistemas de energia solar para utilização no campo:

Sistema On-Grid (Conectado à rede)

No sistema on grid, também chamado de grid-tie, a geração de energia solar está conectada à rede pública, ou seja, quando a sua unidade produz mais energia do que você consome, essa energia é enviada de volta à rede pública e é transformada em créditos de energia que podem ser utilizados em até cinco anos.

E, se o sistema não conseguir gerar a energia necessária para o consumo, a rede pública complementará com a energia restante, ou seja, o valor da conta de luz será reduzido consideravelmente.

Em propriedades rurais localizadas em região com acesso à rede elétrica, esse é o tipo de instalação mais recomendada.

Sistema Off-Grid (Isolado)

O sistema off grid, como não possui conexão com a rede pública de energia (sendo assim não é necessário pagar a conta de luz), ela então necessita de um banco de baterias estacionárias , que irão armazenar todo o excesso de energia gerado pelas placas fotovoltaicas.

Essa energia ficará armazenada e preparada para gerar energia para sua residência. Mesmo em épocas em que seu sistema não esteja gerando energia.

Principais Vantagens

Quando estamos nos referindo a propriedades rurais isoladas, as placas de energia solar se mostram muito mais econômicas que geradores. Além disso, o seu sistema de energia fotovoltaica possui garantia de funcionamento de 25 anos, enquanto o gerador precisa ser abastecido constantemente.

O mesmo acontece em propriedades rurais que possuem ligação com a rede elétrica. Além do alto preço da energia no Brasil, a sua constante inflação torna a cada ano mais caro consumir a mesma quantidade de energia.

Com o sistema fotovoltaico você fica livre disso, pois garante sua energia através da luz do sol, gratuita e disponível em grande abundância em todo o país.

É válido lembrar que o sistema pode ser projetado para alimentar as demais atividades do campo, aumentando ainda mais economia obtida.

Quanto Custa um Projeto de Energia Solar Para Irrigação?

Para saber o custo do sistema ideal para o seu caso, é preciso que você solicite uma proposta de uma empresa de energia solar especializada.

Nós possuímos mais de 600 usinas instaladas, alcançamos mais de 200 cidades mineiras e possuímos 14 filais em Minas Gerias, Goiás, Rio Grande do Sul e Pará.

A sua economia só depende de você!

1
+ de 200 Cidades
1
+ de 600 Usinas Instaladas
1
A energia total de nossas usinas poderia abastecer uma cidade de 25.000 Habitantes

Você merece economizar. Solicite agora mesmo o seu orçamento!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.