Se perguntar “de quantos painéis solares eu preciso” é o primeiro passo para dizer adeus para uma das contas de energia mais caras do mundo.
Uma vida onde a avaliação é sobre a queda nos preços dos equipamentos de fotovoltaicos, ao invés dos aumentos seguidos nas bandeiras tarifárias é, certamente, mais positiva.
O uso da energia solar teve um significativo crescimento nos últimos anos, e não é difícil compreender essa crescente adesão.
Seja pelo motivo econômico ou pela solução sustentável, é impossível ignorar o fato de que a energia solar é, hoje, a melhor forma de manter o funcionamento das residências e indústrias.
Isso porque se trata de uma energia com baixo impacto, em sua operação, e ao mesmo tempo que oferece economia ao consumidor.
O custo inicial talvez seja o que impede que a maioria das pessoas tenham painéis de energia solar em suas residências, até porque não temos uma educação financeira diária.
Mas não há dúvidas de que a economia, no final do cálculo, vale todo investimento inicial. Basta imaginar como seria a vida daqui 25 anos, economizando.
Para quem pensa a longo prazo, a energia solar já é uma realidade, e nesse momento surge a pergunta que deu início a esse artigo.
Mas, afinal, de quantos painéis solares eu preciso?
Para quem pensa em ter esse sistema em sua residência ou empresa, é importante fazer a conta de quantos painéis solares serão necessários para suprir a necessidade local.
Para facilitar seus cálculos, possuímos um simulador de usina fotovoltaica. Nele é possível saber a quantidade de módulos que serão necessários e você também pode ter uma previsão da economia total que sua usina trará para você.
Simulador de Energia Solar Fotovoltaica
Fatores que influenciam na quantidade de painéis
Para sanar de uma vez por todas a dúvida, é preciso considerar algumas características particulares, como:
1. Geografia
Estamos em um país considerado continental. Ou seja, cada região conta com um tipo de exposição solar diferente, que vai influenciar na quantidade de painéis necessários em uma residência.
Dessa maneira, a primeira característica a ser observada é como a energia solar atinge sua região.
2. Incidência Solar
Outro detalhe que precisa ser observado é a incidência da radiação solar na residência. A casa conta com uma boa iluminação ou a luz solar é mais escassa?
Também é necessário analisar qual é a área que os raios solares mais incidem no telhado, pois este é o local em que os painéis deverão ser instalados. .
Mas por estarmos no hemisfério sul, é mais comum que as placas sejam instaladas voltadas para o norte.
3. Quantidade de energia consumida
Também será necessário contabilizar a energia consumida pela família.
Para isso, é feito uma média do consumo dos últimos 12 meses, já que a utilização de energia é sazonal.
Caso o local tenha sido construído recentemente, é possível fazer essa média por meio da potência dos eletrodomésticos que vão ser utilizados no local.
Uma boa maneira é ter conhecimento dos gastos no último local em que esses eletrodomésticos estiveram.
4. Espaço disponível no telhado
Além de todas essas características mencionadas, é importante calcular o tamanho disponível no telhado para a instalação das placas.
Mas essa análise será mais importante para a empresa que vai fazer a instalação. Pois ela tem as informações sobre a dimensão das placas.
Conclusão
Para ter mais exatidão no resultado dessa análise, é necessário uma visita técnica da nossa equipe.
Caso a pergunta “de quantos painéis solares eu preciso?” esteja tirando seu sono, entre em contato conosco agora mesmo e solicite seu orçamento!