Saiba tudo sobre a Energia Solar
A luz solar é captada pelos módulos e depois é transformada em energia elétrica.
A energia vai para o inversor fotovoltaico e é convertida de corrente contínua para corrente alternada, após isso, ela é disponibilizada com energia elétrica para consumo.
A energia elétrica gerada pelo sistema fotovoltaico abastece as cargas elétricas da sua casa, seu comércio, indústria ou fazenda.
Quando você não utiliza toda a energia que o seu sistema gerou, a sobra é convertida em créditos, que fica disponível para você utilizar em até 5 anos.
Vantagens da Energia Solar
Dúvidas mais frequentes
A geração de energia solar fotovoltaica não acontece durante a noite. Em lugares onde a única fonte de energia disponível é a fotovoltaica, é necessário que o gerador tenha um banco de baterias conectado ao sistema para o armazenamento da energia que será utilizada no período noturno.
Em locais onde existe o fornecimento de energia elétrica por parte da rede de distribuição pública, não é necessário conectar baterias ao sistema fotovoltaico, porque nos dias chuvosos e durante a noite, a concessionária pode fornecer energia elétrica e suprir a necessidade do consumidor.
Mesmo em um dia ensolarado – com o sistema solar fotovoltaico gerando energia elétrica – se o fornecimento de energia elétrica vinda da rede da distribuidora for interrompido, o sistema fotovoltaico também deixa de fornecer energia elétrica para o consumo.
Ter um Sistema Fotovoltaico Híbrido. A proposta desse tipo de sistema é trazer a junção dos pontos positivos dos sistemas conectados à rede (On Grid) e dos sistemas isolados (Off Grid).
No sistema on grid, também chamado de grid-tie, a geração de energia solar está conectada à rede pública, ou seja, quando a sua unidade produz mais energia do que você consome, essa energia é enviada de volta à rede pública e é transformada em créditos de energia que podem ser utilizados em até cinco anos.
E, se o sistema não conseguir gerar a energia necessária para o consumo, a rede pública complementará com a energia restante, ou seja, o valor da conta de luz será reduzido consideravelmente.
O sistema off grid, como não possui conexão com a rede pública de energia (sendo assim não é necessário pagar a conta de luz), ela então necessita de um banco de baterias estacionárias , que irão armazenar todo o excesso de energia gerado pelas placas fotovoltaicas.
Essa energia ficará armazenada e preparada para gerar energia para sua residência. Mesmo em épocas em que seu sistema não esteja gerando energia.
Um sistema fotovoltaico conectado à rede tem uma vida útil de 30 a 40 anos, sendo que a maioria dos painéis fotovoltaicos tem garantia de 25 anos para produção de pelo menos 80% da potência nominal. Já os inversores têm garantia de 5 a 10 anos e um vida útil esperada de 10 a 15 anos, podendo ser trocados. Alguns microinversores têm vida útil maior, chegando a 25 anos
Assim que você entra em contato com a Solar Energia, passa a ter a ajuda de um consultor da nossa equipe, que acompanha seu projeto do início ao fim e te fornece absolutamente todo suporte necessário.
Para dar início ao seu projeto precisamos apenas da sua conta de luz e a localização da sua casa. A partir daí, nossa equipe de tecnica usa softwares específicos e imagens de satélite para fazer o dimensionamento inicial da capacidade de instalação do sistema fotovoltaico – de forma remota, segura e sem nenhum custo.
Uma instalação da Solar Energia leva em média 2 dias e não precisa que os moradores saiam de casa. Ou seja, não é uma obra: é um processo seguro e sem dores de cabeça.
Seguimos os mais altos padrões de engenharia. Nossos técnicos são qualificados, recebem treinamento e acompanhamento constantes e possuímos NR-10 e NR-35, que são normas de segurança para trabalho em altura e eletricidade.
Não totalmente, mas caso seu projeto seja feito de forma a produzir toda a energia elétrica que você necessita, sua conta de luz será muito baixa, restando apenas um valor mínimo referente à iluminação pública e à taxa de disponibilidade do sistema (taxa mínima) – os quais são itens obrigatórios das concessionárias de energia. Ou seja, poderá chegar a diminuir sua conta de energia em até 99%.
Homologação é o nome dado ao processo de regularização de sistemas de micro e mini geração, junto à distribuidora local.
Enviamos o projeto de engenharia detalhado à concessionária, que analisa e aprova o projeto. Após a aprovação, geralmente é feita uma visita técnica pela equipe da concessionária. Só a partir dessa visita a instalação pode ser realizada e, uma vez instalado, a equipe da concessionária faz uma nova vistoria técnica autorizando a ligação do sistema.
Fique tranquilo, nós cuidamos de todo o processo de homologação junto à concessionária para você e ainda assumimos o compromisso, como parte da nossa exclusiva Garantia, de que seu sistema será homologado.